Como abrir uma empresa

Dicas de como abrir a sua propria empresa

Um resumo com o objetivo de colaborar com o futuro empresário, os conhecimentos e idéias serão disponibilizados, as informações serão de natureza prática, cujo conhecimento se acumulou ao longo dos últimos 30 (trinta) anos de contato direto com os empresários, principalmente de micro, pequenas e médias empresas.

A responsabilidade é muito grande, tendo em vista que se trata de uma missão social, o inicio de uma empresa, representa o uso de um potencial muito grande, que esta em cada um de nós, todos os seres humanos possuem em sí, tudo o que é necessário para tanto. A empresa (a firma, o negócio) gera um impacto direto em nossas vidas, no meio ambiente, na sociedade, tendo em vista que envolve vários recursos, entre eles, os recursos humanos, de nossa e de outras empresas. Assim sendo, esperamos que você tenha muito sucesso, resultado do seu esforço, no trabalho nos estudos, e, na coragem da iniciativa de abrir uma empresa, fé em Deus e vamos em frente.

Planejamento das atividades e informações.

O planejamento as informações que temos em geral são muito importantes, mas nunca serão suficientes para a incerteza da empresa.

Com o papel e caneta na mão, ou, o seu (Computador), inicie a escrever a sua idéia de empresa, coloque tudo o que você inicialmente pretende fazer, as idéias mudam e até se aprimoram. Feito isso, analise bem, a sua idéia, se for algo que já existe, pesquise as empresas que trabalham no ramo de atividade. Se for algo novo, use a sua imaginação, e, confirme junto aos futuros consumidores aceitação da sua empresa, e, ou, produto.

Se você trabalha em uma empresa bem sucedida, e, pretende copiar o modelo, para abrir a sua empresa, seja muito cauteloso, você precisará de todas as informações, e, não somente do seu setor, ou, setores por onde atuou. Anote bem esse conceito, ser colaborador, funcionário, empregado, escravo, é bem diferente de ser empresário, dono, empregador, patrão, capataz.

Pensamos de maneira diferente (falo como empresário), agimos de maneira diferente, onde o colaborador vê um problema, o empresário vê uma oportunidade. Portanto abrir uma empresa depende de muito estudo, de muita pesquisa, e de muito empenho, lembre-se é uma ventura muito importante, para você e para a sociedade.

Bom uma vez que você tem a idéia pronta e acabada, submeta os seus conhecimentos a um consultor, pode ser um contratado, um do SEBRAE, um amigo seu profissional do ramo, fale com as pessoas mais íntimas de sua família, que saibam guardar segredo, e que saibam observar a assertiva ou não do projeto, e que possam criticá-lo, é muitíssimo importante.

Consulte a Internet, pesquise no site do SEBRAE, da ENDEAVOR, e no GOOGLE, hoje temos acesso também a livros e revistas, e, tenha muito sucesso!

Cálculo do custo e gastos mensais.

Cada etapa de implantação e do funcionamento de uma empresa tem o seu custo, inclusive a elaboração da idéia, mas na prática, você deve verificar no seu planejamento o que vai ser gasto (Investimentos e Despesas) para iniciar e manter a sua empresa.

1 - Existirá a necessidade ou não de um espaço comercial, quanto custará?

2 - Esse lugar precisa ser bem localizado?

3 - Será que posso iniciar a minha empresa em minha residência mesmo?

4 – Vou comprar os produtos ou vou fabricá-los, quanto custará, e o prazo?

5 – Quem será ou serão os meus fornecedores, de matérias primas, ou, mercadorias.

6 – Esses fornecedores são os melhores?

7 – Tenho mais de um fornecedor por item, ou, ficarei preso a um único?

8 – Qual é a capacidade de fornecimento desse fornecedor, e, o prazo de entrega, e, as condições de pagamento iniciais e futuras?

9 – Qual é a previsão de venda no primeiro mês, quanto obterei de receita (ganhos estimados), e, no segundo, e nos demais até completar os primeiros seis meses?

10 – Qual será o preço dos meus produtos?

11 – Quanto pagarei pelo custo de compra, ou, fabricação?

12 – Quanto pagarei de impostos, de despesas (aluguel, água, telefone, contador, etc.) e qual será o meu lucro, ainda assim, o dinheiro vai dar para pagar todas as contas?

13 – Qual será o meu prazo de compra, esse prazo é compatível com o de venda?

14 – Tenho margem para negociação, na compra e na venda, ou terei que pedir dinheiro emprestado?

15 – Tenho crédito junto ao Banco, através de uma linha de financiamento, quando for necessário, porque não tenho crédito?

16 – Qual é o plano de seguro mais adequado a minha empresa?

Conclusão das primeiras aulas: Essas são as primeiras informações no sentido de iniciar uma empresa. A partir das próximas aulas os conhecimentos iniciais serão mais bem explicados, ou seja, detalhados, temos que saber exatamente o porquê das coisas, da necessidade, tudo tem uma razão de ser, e, na medida exata dos nossos recursos.

Às vezes no ímpeto e no entusiasmo nos lançamos rumo ao desconhecido, e, aprendemos muito no caminho diante da necessidade, e, como indicam as estatísticas, tudo isso não é suficiente, quando não começamos bem. Portanto podemos afirmar que, sempre sai na frente e com muita vantagem quem estuda primeiro, porque poderá prever os fatos futuros, e, assim se precaver das dificuldades, e, mais importante ainda, será poder continuar e consolidar a empresa.

Muito Obrigado pela atenção e com o seu empenho, com as suas orações, muito sucesso!


Para abrir uma empresa:

- Registro na Junta Comercial;
- Registro na Receita Federal do Brasil;
- Registro na Secretária da Fazenda;
- Registro na Prefeitura do Município;
- Registro no INSS (somente quando não tem o CNPJ – Pessoa Autônoma – Receita Federal);
- Registro no Sindicato Patronal.

Antes de abrir a empresa, deve procurar a prefeitura da cidade onde l pretende montar sua empresa para obter todas as informações relativas às instalações físicas da empresa e ao Alvará de Funcionamento.